O Sertão e o UFC

O Esporte de mais popularidade no momento é um esporte de luta. Um esporte, onde os atletas têm o objetivo de derrubar seus adversários até que não consigam se levantar, ou que os juízes decidam que não existe possibilidade do adversário se defender. Esse esporte mundial que acontece dos Estados Unidos até o Japão, tem em suas principais estrelas, brasileiros, que se destacam como campeões mundiais em três principais categorias.

No Sertão também existem lutadores. Mesmo que o UFC ainda não tenha tido nenhuma edição sediada por aqui. Os lutadores do Sertão têm como principais adversários: Seca, Desemprego e Analfabetismo. Além de muitos outros que entram no octógono contra nossos lutadores sertanejos diariamente.

No Sertão se trava um luta todos os dias. E aqui vivem muitos valentes que decidem enfrentar esses adversários, em vez de ‘fugir’ para outros ringues em busca de lutas mais fáceis. Os lutadores sertanejos encaram a senhora ‘seca’ com muita vontade de vencer, sempre procurando alternativas que possibilitem a vida por mais um ano. Por aqui, chuva é substituída por carro pipa, capim verde por ração, e isso com muita determinação de continuar de pé.

No Sertão algumas lutas estão quase perdidas, pois por aqui não sobram empregos. E mesmo assim esses lutadores sofridos e  cansados de apanhar, desenvolvem um estilo de vida triste que os possibilite esperar meses por um emprego, ou ainda passar anos dependendo de um que não contempla todas as suas necessidades. Essa é uma técnica apurada, onde nossos lutadores, mesmo no chão, sofrendo pressão de adversários cruéis, aprendem a não desistir e a acreditar que uma virada é possível.

No Sertão alguns adversários são covardes. Não é fácil lutar, competir sem treinamento. E o sertanejo sofre pela falta que lhe faz uma boa educação, escolas de qualidade e uma formação técnica-profissional. E assim, as lutas se tornam uma covardia. Tentar arrumar um emprego, mesmo tendo anos de experiência, mas somente o ensino fundamental, e ainda incompleto, é quase impossível. E os novos lutadores, ainda não entenderam essa realidade. Freqüentam a escola, terminam seu ensino médio, mas ainda assim saem de lá analfabetos, diante de um mundo que há muito estendeu suas exigências para uma faculdade, uma pós-graduação e outros mais.

A Igreja deve entrar nessa luta. As realidades sociais de um povo devem ser alvo de transformação da agência de Deus na terra. Os discípulos de Jesus, que têm também suas próprias lutas, devem encarar esses adversários pelo amor que seu mestre dispensou aos tão queridos sertanejos. Cada adversário desse povo também devem ser adversários a ser derrotados por aqueles que têm a mensagem de salvação.

É tempo de se ver homens e mulheres de Deus com formação nessas áreas de tamanhas necessidades do sertanejo. Agrônomos (as), Médicos (as), Empresários (as), Professores (as) e muitos outros. Um exército de lutadores que atuem fora das igrejas, como se estivessem dentro delas. Um verdadeiro reforço aos nossos lutadores sertanejos que lutam, mas sem saber por que e para que. Um grupo seleto de pessoas normais que se diferenciam por conhecer o criador e seus propósitos e princípios para esta vida.

Esses adversários não serão vencidos facilmente. O importante aqui não é a vitória imediata. Mas a mudança de objetivos em se lutar. Expandir a visão de um povo que só enxerga seus pés, por um vislumbre de promessas de um Deus que os ama e prepara um futuro glorioso ao seu lado.

O Sertão luta para sobreviver. Mas deve adorar enquanto sobrevive. Para isso precisa conhecer a razão de sua adoração e o Senhor que a merece. Esse é o papel da Igreja.

Anúncios

Sobre dyogoecris

Missionários no Sertão do Pernambuco. Procurando responder a perguntas, dente elas: 'Quem somos nós no reino de Deus?'. Esforçando-se em influenciar pessoas a se tornarem discípulos de Jesus. Enfim, descobrindo juntos através da palavra de Deus, como igreja, como funciona o Reino, como nos encaixamos, como apresentamos Jesus a todos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s