Ano Novo. Sertão Novo?

2012 chegou. Mas por aqui no sertão as coisas estão do mesmo jeito. Nosso povo não se ilude com os fogos de Copacabana, nem com as promessas de virada de ano. Por aqui o réveillon muitas vezes acontece com um sono profundo de um dia qualquer. No Sertão são poucos os que se empolgam com uma mudança de data, logo num lugar onde não existem mudanças de estações e durante quase todo o ano o clima marca a continuidade de dias vividos embaixo do sol escaldante, sempre à espera da época de chuvas, que nesse 2012 ainda não chegou.

2012 chegou. Mas no sertão todos estão vivendo do mesmo jeito. Correndo atrás dos prejuízos causados pela economia fraca de suas cidades. Se esforçando para compensar a falta de alimentos para os animais com compra de ração e levando o gado sempre pra um lugar diferente onde a água ainda não secou. Lutando para sobreviver com o contado dinheiro da aposentadoria, que só recebe um acréscimo quando o feijão e o milho brotam da terra para enfeitar a mesa e os armazéns do sertanejo. Ou ainda se aproveitando dos vários bolsas ‘alguma coisa’ que o governo libera para as mães de vários filhos que em vez de trabalhar passam a ajustar a vida aos míseros reais que se tornam a fonte de renda da casa.

2012 chegou. Mas muita coisa ainda não chegou no Sertão. E para os inúmeros vilarejos do interior, ainda não chegou o evangelho, ainda ninguém trouxe ‘boas-notícias’, ainda estão à mercê do que seus pais ensinaram e vivendo uma vida sem esperança. Mesmo no século 21, mesmo num novo ano, muitos ainda vivem uma vida velha, movida de tradições antigas que arrastam o povo numa vida de pouco contato com Deus, mas muito contato com a cachaça, com a prostituição das garotas de pouca idade, e tantos outros males que se repetem ano após ano pelo sertão.

2012 chegou. Mas é preciso que chegue também uma nova oportunidade para esse povo. E enquanto o governo não chega com suas soluções em infra-estrutura, emprego e saúde. Aqueles que pertencem ao ‘governo de Deus’, ou seja, o ‘Reino de Deus’, precisam espalhar o que têm para esse povo, as boas notícias de Deus, as boas ações de Deus, a boa companhia de Deus. O Reino de Deus pode chegar onde os homens não acreditam e não investem. O Reino de Deus pode invadir o Sertão em suas casas distantes e em seus vilarejos mais escondidos e perdidos.

2012 chegou. Realmente é um ano novo, mas será que teremos um novo Sertão? Teremos pessoas sendo transformado em novas criaturas? Teremos hábitos antigos trocados por novas atitudes movidas pelo Espírito de Deus? Veremos antigas crenças sendo substituídas pela fé no Filho de Deus, Rei dos Reis? Seremos testemunha de famílias inteiras, vilas inteiras se modificando pelo agir de Deus e o seu poder de perdoar pecados?

2012 chegou. E o que chegou em nossos corações? Esperamos que com esse ano venha o sentimento de urgência, de amor e compaixão por esse povo que se chama nordestino e que espera dia após dia, ano após ano, a mão de Deus se levantar para os redimir de uma vida tão dura e difícil. Esperamos que um novo ano, nos traga novo ânimo, novos planos, novos objetivos, novas estratégias, nova esperança de ver o sertanejo de joelhos diante do Único que é digno e seu nome é Jesus.

Anúncios

Sobre dyogoecris

Missionários no Sertão do Pernambuco. Procurando responder a perguntas, dente elas: 'Quem somos nós no reino de Deus?'. Esforçando-se em influenciar pessoas a se tornarem discípulos de Jesus. Enfim, descobrindo juntos através da palavra de Deus, como igreja, como funciona o Reino, como nos encaixamos, como apresentamos Jesus a todos.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s