No Sertão: Pe Cícero é mais famoso que Jesus!?

Dia 31 de Outubro, uma pequena cidade fronteira entre Pernambuco e Piauí, vê a saída de dezessete caminhões e três ônibus lotados de pessoas, rumo à capital da fé no Ceará, Juazeiro do Norte. Para encarar os cerca de 300 km eles vão movidos pela fé no Padim Ciço, pela tradição que se repete a cada ano e pelo apoio dos políticos locais que se encarregam de garantir todos os custos da viagem de pau-de-arara ou de ônibus coletivos totalmente gratuitos.

O evento repercute em toda a cidade, que assiste a saída dos ‘romeiros’, lotando o centro da cidade e servindo de público para a passeata dos carros que rodeiam a praça principal três vezes, ao som de gritos, buzinas e fogos de artifícios, antes de pegarem a estrada rumo ao destino final.

Os Passageiros são desde os mais idosos que pela enésima vez repetem o ritual para expressar sua devoção, até os mais jovens que aproveitam a oportunidade para passear e sair um pouco da pequena cidade, às vezes sem muitos atrativos. Crianças, adultos, bebês, moças e rapazes se acotovelam em cima de pequenos bancos de madeira improvisados nas carrocerias dos mais variados tipos de caminhões.  Alguns encontram certo privilégio ao conseguir uma vaga nos ônibus coletivos que oferecem um apoio para as costas e uma janela fechada que protege do vento à noite e do frio. Mas todos repetem o mesmo grito: ‘Viva Padim Ciço’.

A verdade é que a festa é grande e representa a importância que o santo tem na cidade. Pra ele fizeram até uma pequena praça na cidade com sua estátua e bancos colocados estrategicamente para avistá-lo quando alguém sentar ali. Tudo isso demonstra sua fama, que apesar de não ser tão grande como na sua cidade natal, é bastante acentuada na cidade a ponto de mobilizar os moradores no dia da saída de seus romeiros.

Enquanto isso, do outro lado da muro da fama, encontra-se um ‘tal’ de Jesus. Esse quase esquecido. Pelo menos, não se encontra nenhuma praça em sua homenagem, nenhum romeiro rumo à sua cidade natal, nenhuma promessa feita em seu nome, nenhuma grande festa que pare a cidade por sua causa. A Verdade é que se existisse a rol da fama dos santos do sertão, Jesus não ocuparia os primeiros lugares. Seria desbancado com facilidade pela virgem Maria e seus tantos títulos que causam uma enorme subdivisão; também pelo próprio padim de juazeiro; por Frei Damião e São Francisco De’Assis. Esses sim recordistas de promessas e de petições em seus nomes para graças a serem alcançadas.

Por ironia a Bíblia declara que não há outro nome debaixo do céu pelo qual devamos ser salvos, e ainda que não existe outro mediador entre Deus e o Homem, Jesus Cristo Homem. E ainda tantas outras atribuições a Cristo que não caberiam só num simples texto como esse. E mesmo sendo impossível aos outros santos se compararem a Jesus, aqui no Sertão eles continuam sendo mais famosos.

Depois de dois dias todos os romeiros retornam à cidade (num mesmo alvoroço), e também retornam às suas vidas normais, à espera de mais um ano para repetirem a tradição. Nossa oração têm sido para que nesse intervalo eles tenham a oportunidade de conhecer a Verdade. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. “Eu sou…a Verdade”. Jesus!

Anúncios

Sobre dyogoecris

Missionários no Sertão do Pernambuco. Procurando responder a perguntas, dente elas: 'Quem somos nós no reino de Deus?'. Esforçando-se em influenciar pessoas a se tornarem discípulos de Jesus. Enfim, descobrindo juntos através da palavra de Deus, como igreja, como funciona o Reino, como nos encaixamos, como apresentamos Jesus a todos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s