A Igreja no Sertão e o Analfabetismo

No Sertão do Brasil os livros são raros. As Novelas tomam conta de toda a atenção.  As Novas Gerações não conhecem o prazer da leitura. As Escolas estão lotadas de alunos que não aprendem e por isso se formam, mesmo analfabetos.

Analfabetismo não é coisa boa por aqui. Não dá ‘IBOPE’ às prefeituras e por isso todos os meios são usados para camuflá-lo nas estatísticas oficiais. Mesmo assim, recentemente o jornal Estadão divulgou em seu site o mapa com todas as informações sobre o analfabetismo no Brasil. E Apesar das tentativas, o Sertão aparece manchado pelos altos índices de pessoas que não conseguem ler nem a placa do ônibus. A média é de 25% de iletrados, ou seja, uma entre quatro pessoas não conseguem ler a Bíblia.

No Sertão do Brasil a Igreja precisa agir de modo diferente. Não pode achar que folhetos distribuídos ao vento podem transformar a realidade das pessoas. Não pode imaginar que sermões longos e difíceis é a ferramenta de Deus para os que não sabem o que significa a palavra Teologia. Não pode imitar o que passa na televisão, pensando que estão falando bonito, mesmo sem ser entendidos.

No Sertão do Brasil a Igreja precisar conhecer o seu povo. Ser simples como eles são. Falar simples como eles falam. Orar simples como eles oram.

No Sertão do Brasil a igreja precisa de um jeito novo de falar-lhes sobre Jesus. Um Jeito que lhes seja natural, que não os faça abrir mão de sua própria cultura. Precisando largar o Gibão para aderir ao paletó. Um Jeito que soar aos seus ouvidos como se um deles falasse aos outros sobre os causos mais recentes. Um Jeito sertanejo de conhecer Jesus, não como o homem do povo da cidade, mas como o Filho de Deus que morreu até pelo mais esquecido sertanejo.

O Sertão precisa conhecer Jesus, mas só têm conhecido os Pastores, Apóstolos, Bispos, tudo através da Antena Parabólica que se esbanja em cada quintal. O Sertanejo que não sabe ler precisa ouvir as histórias que Jesus contou. As histórias que vieram antes dele, os Reis, os Profetas, as Guerras, a Bíblia. O Sertanejo que não sabe ler precisa é de uma conversa na calçada, no quintal, no terreiro. Movida a café e tapioca, mas recheada de evangelho, boas notícias, que eles acham que conhecem mas ainda estão, também disso, analfabetos.

Igreja no Sertão conte a História de Jesus para os que não podem lê-lo.

“pois a fé vem pelo ouvir” Romanos 10.17

Anúncios

Sobre dyogoecris

Missionários no Sertão do Pernambuco. Procurando responder a perguntas, dente elas: 'Quem somos nós no reino de Deus?'. Esforçando-se em influenciar pessoas a se tornarem discípulos de Jesus. Enfim, descobrindo juntos através da palavra de Deus, como igreja, como funciona o Reino, como nos encaixamos, como apresentamos Jesus a todos.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s